E com algumas estratégias de decoração e ambientação, é possível trazer mais amplitude para esses ambientes de tamanho restrito e deixa-los confortáveis e agradáveis.
1. Paredes claras
A primeira dica é investir em tonalidades claras como o branco, bege e off white nas paredes. Essas cores naturalmente proporcionam uma sensação de ambientes mais abertos, arejados e amplos, criando uma espécie de ilusão de ótica que faz parecer que o espaço realmente é maior. Em contrapartida, cores escuras deixam o cômodo mais fechado e visualmente menor.Se houver a ideia de aplicar alguma textura ou papel de parede, faça isso em uma única parece do ambiente, deixando as demais mais livres.
2. Espelhos
Esse tipo de acessório já é um clássico quando o objetivo é fazer um cômodo parecer mais amplo, porque realmente funciona muito. Além disso, incorporar espelhos ao decor também é uma forma de deixar a composição mais sofisticada e elegante.
3. A escolha dos pisos
Se você seguiu a dica das paredes claras, para potencializar esse efeito, invista em um piso mais escuro. Isso porque ele vai ajudar a destacar a tonalidade das paredes e fazer com que o espaço pareça ainda mais aberto. Para quem não gosta de pisos em cores muito fechadas, as tonalidades de madeira natural são bem-vindas, porque já funcionam para dar o contraste.
4. Iluminação
O projeto luminotécnico também precisa ser levado em consideração se a ideia é fazer com que determinado ambiente pareça maior do que ele realmente é! Existem luzes mais brancas e as mais amareladas (isso varia de acordo com a temperatura dessa luz). Para trazer mais amplitude, o ideal é que as fontes principais sejam claras, ou seja, mais brancas.A luz amarelada até pode ser usada pontualmente, para destacar algum objeto, mas ela traz um clima mais intimista e por isso, a sensação de que o ambiente é menor.
5. Móveis mais adequados
O mobiliário também interfere na percepção visual de um ambiente. Para explorar a amplitude, a dica é optar por peças de linhas mais retas e sem detalhes rebuscados. Materiais como metal, a própria madeira (especialmente em tonalidades claras) e superfícies em vidro são bastante indicados.O mais importante é investir em um estilo minimalista. O excesso de peças que não tenham funcionalidade acaba pesando o ambiente e deixando o visual muito poluído. Como sempre, equilíbrio é a palavra-chave para obter um bom resultado.